As adequações viárias, que acontecerão ao longo deste mês e no início de maio, pautaram a reunião, realizada nesta quarta-feira (16)
[Durante o encontro, representantes dos shoppings centers conheceram as intervenções que devem acontecer na região]Durante o encontro, representantes dos shoppings centers conheceram as intervenções que devem acontecer na região
A implantação do binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís, prevista no Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), foi apresentada aos comerciantes da região, em reunião realizada nesta quarta-feira (16/04), na sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). Durante o encontro, os representantes dos shoppings centers situados em ambas as vias conheceram, previamente, as intervenções que devem acontecer no entorno para viabilizar o projeto e otimizar a circulação na Aldeota.
Entre as ações está prevista a inversão de sentido das ruas Maria Tomásia e Marcos Macedo, no trecho compreendido entre a Av. Desembargador Moreira e Via Expressa; a proibição de estacionamento na R. Desembargador Leite Albuquerque; a consolidação de um binário na Cel. Jucá e Monsenhor Catão, operando, respectivamente, com o sentido norte-sul e sul-norte; além da instalação de novos semáforos nas vias que terão circulação alterada.
As adequações viárias, que acontecerão ao longo deste mês e no início de maio, são necessárias para facilitar os acessos locais e ainda servirão como opções de retorno, possibilitando os laços de quadra, quando o binário das avenidas Santos Dumont e Dom Luís estiver em pleno funcionamento.
“A nossa intenção é melhorar a fluidez naquela área da cidade, um dos nossos principais gargalos. Por isso, estamos dialogando com os responsáveis pelos estabelecimentos locais e incorporando as boas sugestões, que são essenciais na construção de um projeto democrático”, ressaltou o presidente da AMC, Vítor Ciasca.
Para os comerciantes, a reunião foi uma oportunidade para expôr as dificuldades existentes e buscar soluções. “Se todos dialogassem, os problemas seriam diluídos. Através desse contato com os técnicos, pudemos esclarecer as dúvidas e ficar mais atentos às adaptações previstas”, pontuou o síndico da torre comercial Del Paseo, Péricles Maia.
O Paitt é composto por estratégias de curto prazo para a melhoria de transporte e trânsito em Fortaleza, com ações a serem executadas até dezembro deste ano. No início de junho, começam a ser implantados os primeiros projetos-piloto de soluções para diversos problemas de mobilidade urbana, com a melhoria de pontos críticos de trânsito; a implantação de um novo modelo de estacionamento da cidade; reformulação da operação e fiscalização de trânsito; redesenho das rotas de transporte público; e a modelagem de binários, sendo o projeto-piloto nas avenidas Santos Dumont e Dom Luís. O binário passará a valer a partir de 31 de maio.
Fonte: Pref. Municipal de Fortaleza